O Mito de Deméter e o Envelhecimento

Leighton depicts Hermes helping Persephone to ...

Leighton depicts Hermes helping Persephone to return to her mother Demeter after Zeus forced Hades to return Persepone. (Photo credit: Wikipedia)

A perda é um dos principais conteúdos angustiantes do envelhecer, e pode aparecer de diversas formas durante a vida cotidiana como perda de entes queridos, perda de algum papel social e familiar, perda de lembranças e movimentos.
Podemos encontrar os mesmos conteúdos no mito de Deméter. Uma deusa do Olimpo, que cuidava da fertilidade da terra, do plantio e da colheita. Filha de Réia e Cronos foi engolida pelo próprio pai junto aos outros irmãos para que nenhum deles pudesse um dia substitui-lo como Deus supremo. Zeus, o caçula dos filhos de Cronos, ao iludir o pai fez com que ele vomitasse todos os filhos que engolira, e Deméter foi devolvida ao mundo.
Deméter foi estuprada por Zeus, pois o mesmo cobiçava a beleza da Deusa que recusa suas propostas amorosas. O resultado deste coito foi a filha e Deusa Perséfone, muito amada pela mãe.
Perséfone foi raptada pelo tio Hades, Deus do mundo inferior, pois este se encontrava apaixonado pelos encantos da jovem Deusa. Deméter vagou durante nove dias e nove noites à procura de sua filha sem encontra-la, até que o Deus do sol, Hélio, contou que Perséfone havia sido levada por Hades.
Ao chegar ao mundo inferior de Hades, Deméter não pode levar a sua filha de volta para o Olimpo. Perséfone tinha se alimentado de uma romã no reino do Hades e de lá não poderia mais sair.
Sentindo falta de Perséfone, Deméter não retornou ao Olimpo provocando a escassez de alimentos. Zeus já sabendo o que ocorria procurou por Hermes, o Deus mensageiro, para que ele convencesse Hades a devolver Perséfone.
Hades, temido do poder de Zeus, permite que Perséfone retorne ao Olimpo junto à mãe, desde que passasse um terço do ano junto a ele. Este terço do ano corresponde ao inverno, quando Deméter não está disposta a ajudar na fertilidade da terra, permanecendo longe de sua filha.
Ao analisar a imagem de Deméter percebemos que ela é tripla, uma vez que representa uma donzela, mãe e uma velha sábia. Também chamada de Deusa Hécate, representa a Deusa da Lua, aquela que traz a luz, mãe da terra e do feminino. No mito ela se encontra entre dois mundos, o sagrado mundo que dá lugar ao útero da terra e o reino governado por Hades, também representado pelo senhor da morte.
O ato de procurar o que está perdido como Deméter, é bastante semelhante ao que acontece com as pessoas que estão envelhecendo. Significa ir em busca de novas possibilidades e ir de encontro com o feminino, para o que o autor Jung chama de individuação, que pode ser entendido como um ato de amadurecimento psíquico.
A história de Deméter nos fala e ensina sobre a dor das nossas perdas e a esperança da transformação. Para alguns autores o envelhecimento é necessário, e deve ser olhado como um estado de ser, e o velho como um fenômeno arquetípico com seus próprios mitos e significados. É um desafio encontrar o valor do envelhecimento.
“… quando atravessamos nossos anos de declínio, também possamos alcançar um lugar onde vivenciamos a vitória de nossas derrotas. Aceitar a nós mesmos e a nossa vida é uma lição que todos gostaríamos de aprender. Tanto essa lição quanto o desenvolvimento de um ego que suporte a verdade e não se imiscua no destino parecem ser metas que todos procuramos alcançar enquanto transpomos a passagem de transição do envelhecimento.” (JUNG).

Daniela Laskani

Anúncios

Um comentário em “O Mito de Deméter e o Envelhecimento

  1. Paloma Riani disse:

    Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s